Tributação do Rendimento Empresarial
Face à elevada mutação da atividade empresarial, o legislador tem promovido constantes alterações ao sistema fiscal, com enfoque na tributação do rendimento empresarial. Neste módulo, para além de uma breve introdução à fiscalidade em Portugal e uma apresentação do IRC, serão apresentadas as mais recentes alterações à tributação do rendimento empresarial, particularmente no que respeita aos impactos fiscais no contexto da aquisição de uma empresa, a dedutibilidade dos encargos de financiamento, desenvolvimentos recentes nas tributações autónomas e a dedutibilidade fiscal das perdas por imparidade e provisões.
Programa:
- Introdução Genérica à Fiscalidade;
- IRC: Enquadramento Geral;
- IRC na Perspetiva do Investimento e Desinvestimento;
- Limitação à Dedutibilidade dos Gastos de Financiamento;
- Tributações Autónomas;
- Provisões e Perdas por Imparidade.
Data: 6 de fevereiro
Formador:
Tiago Almeida Veloso
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Tiago Almeida Veloso concluiu ainda, uma pós-graduação avançada em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Revisor Oficial de Contas.
Inicia a sua carreira profissional na Deloitte em Portugal, no departamento de Consultoria Fiscal. Esteve diretamente envolvido na criação e desenvolvimento do departamento de consultoria fiscal da Nexia Portugal, onde desempenhou funções de Senior Tax Consultant. Em 2009, ingressa na Baker Tilly, onde se encontra até ao momento como Tax Partner.
Entre 2021 e 2024, é nomeado “Indirect Tax Leader” pela International Tax Review. É membro do CT 196 – Electronic Invoicing in Public Procurement Technical Committee; do Tax Compliance Committee (Da Vinci Group) e do Private Clients Committee da Baker Tilly International.