A gestão dos recursos humanos assume uma relevância central na vida das empresas.
De entre as várias funções que um departamento de gestão do talento tem a seu cargo encontra-se a promoção de uma estrutura de compensações e benefícios competitivos e adaptada às necessidades dos trabalhadores.
Deve ser uma preocupação da organização garantir que providencia aos seus colaboradores componentes salariais e benefícios extrassalariais devidamente estruturados e que sejam qualificados como eficientes, de um ponto de vista fiscal e parafiscal. Com uma gestão ativa nesta sede, potenciam-se os rendimentos disponíveis do trabalhador e, consequentemente, a minimização dos encargos salariais, fiscais e parafiscais a cargo da entidade empregadora.
Existem benefícios e compensações fiscalmente eficientes ao dispor dos gestores portugueses, que maximizam eficiência fiscal da estrutura remuneratória, favorecendo o ambiente laboral e promovendo a redução dos gastos suportados pelas suas organizações. Entre os benefícios que podem ser avaliados destacam-se as participações nos lucros das empresas (gratificações de balanço), as contribuições para fundos de pensões ou seguros de capitalização, as subvenções para encargos familiares, entre outros.
A adoção de uma política de benefícios flexível deve também ser considerada pelas organizações, maximizando os benefícios fiscais associados e minimizando os encargos com tais benefícios para a organização. Com efeito, os benefícios sociais atribuídos pelas empresas devem ser ajustados em função das necessidades daqueles a quem se destinam. O planeamento dos benefícios sociais permite conciliar as vantagens financeiras e fiscais para a empresa e para os trabalhadores, com o consequente acréscimo da satisfação destes.
Perante um mercado de trabalho competitivo e em constante mutação, prestamos apoio diversificado aos nossos clientes, identificando e estruturando planos salariais adequados às funções exercidas, incluindo as remunerações acessórias e variáveis, apoiando também as organizações no desenho e implementação de planos de benefícios sociais flexíveis.